Carta aos meus avós

Esta é umas das mais belas homenagens feitas aos avós!

 

transferir

 

A partir da brilhante crónica “Carta a Josefa, minha avó” escrita por José Saramago, André Raposo e Maria Alice Amaro Gois interpretam este vídeo, que pode ser visto aqui:

 

 

André Raposo é um jovem ator em formação, com 22 anos e uma enorme paixão pelo teatro e cinema.

 

images (1)

 

Este curto filme tem realização de André Raposo e João Descalço (responsável também pela cinematografia e edição) e Cristiana Morais como assistente de realização.

A intenção para o vídeo nasceu da vontade do neto André Raposo interpretar e trabalhar esse texto de Saramago. Ao ler este texto pela primeira vez no secundário, André Raposo  ficou com o texto na cabeça e de vez em quando, o voltava a lê-lo.

 

Processed with VSCOcam with c1 preset

 

A sua maior motivação foi a relação que teve e tem com os seus avós: “foram e são pessoas tão importantes para mim que eu queria poder trabalhar essas relações enquanto actor e simultaneamente homenageá-los”.

 

Processed with VSCOcam with c1 preset

 

O vídeo reflecte a relação do André  com a avó.

“Desde pequeno que ela me conta as suas histórias: todos os trabalhos que fez, as suas experiências e vivências e também a sua história de amor, que durou mais de 50 anos (e que ainda dura). Eu queria retratar um dia na vida dela, que representasse tantos outros dias da vida dela. A beleza do texto, e o que me aproximou tanto dele, é que a avó de Saramago é uma mulher muito parecida com a minha. Apesar de serem de gerações diferentes (o próprio Saramago era mais velho que a minha avó), viveram em épocas de guerra, escassez e muita dificuldade e infelizmente não conseguiram conhecer o mundo como mereciam. Mas mesmo assim, mesmo dentro da sua simplicidade, existe uma beleza muito clara nas suas vidas. E era isso que eu queria espelhar”.

 

images