À descoberta da Ilha de Santa Maria

À descoberta da Ilha de Santa Maria

Conteúdos: Fotos – Retratos Contados – Textos – Visit Portugal

Fomos visitar a Ilha de Santa Maria que integra o Grupo Oriental do arquipélago dos Açores, O verde dos campos, as culturas tradicionais, as chaminés das casas caiadas de branco, o ocre escuro da terra, o dourado das praias e as suas águas azul-turquesa diferenciam Santa Maria das restantes ilhas do arquipélago.

Por ser a ilha dos Açores mais a sul e mais a oriente, Santa Maria apresenta um clima mais quente e seco, que contribui para uma maior aridez dos terrenos e secura da vegetação de tonalidade amarelada.

A primeira ilha a ser descoberta pelos navegadores portugueses e a primeira ilha a ser povoada, Santa Maria foi igualmente a primeira ilha dos Açores a formar-se, tendo por isso registadas nas suas rochas vulcânicas e sedimentares, o seu diversificado passado geológico. Isto mesmo pode ser observado na Pedreira do Campo.

Destacam-se também os chamados “barreiros” de Santa Maria, colorações avermelhadas a laranja vivo, com aspeto árido e natureza argilosa, sendo o mais famoso, o Barreiro da Faneca, conhecido por “deserto vermelho”.

As formas vulcânicas da ilha assumem uma grandeza ímpar na Ribeira de Maloás, onde o vale fluvial é caracterizado por uma queda de água de cerca de 20 m de altura, resultante do contacto do mar com uma escoada lávica.

Santa Maria é também conhecida pela costa recortada com as suas altas pontas rochosas e baías de águas calmas e cristalinas, que são um convite permanente à descoberta.

Em São Lourenço, a beleza natural da baía em forma de anfiteatro, é complementada pelas vinhas cultivadas em socalcos encosta acima, pelo branco do casario junto ao mar e pela enseada que acolhe uma maravilhosa praia de areia branca e piscinas naturais. No extremo desta, situa-se o Ilhéu do Romeiro.

Praia Formosa constitui um dos locais mais apreciados da ilha, quer pelo seu extenso areal de areia fina e clara, quer por ser um dos melhores spots para a prática de surf.


O casario de Vila do Porto mantém vestígios do início do povoamento nalgumas casas que ostentam portas ogivais e janelas de traços manuelinos. A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Assunção, padroeira da vila, é uma das igrejas mais antigas do arquipélago, embora tenha sofrido ao longo do tempo diversas alterações.

Nos Anjos, para além da sua bela baía, de destacar uma estátua de Cristóvão Colombo, bem como a Ermida de Nossa Senhora dos Anjos, onde segundo reza a história, o navegador assistiu a uma missa na viagem de retorno da América.



Os jogos cromáticos marcam igualmente presença nas casas tradicionais de Santa Maria, inspiradas na maioria na arquitetura tradicional do Alentejo e Algarve, de onde eram provenientes os primeiros povoadores desta ilha. Estas casas são marcadas pela forma retangular de onde desponta uma chaminé cilíndrica assente numa pirâmide incompleta, tendo cada uma das cinco freguesias da ilha adotado uma cor diferente para contrastar com o branco da alvenaria.

 

Roteiro Ilha de Santa Maria

Câmara Municipal de Vila do Porto

Vila do Porto

 

O Forte de São Braz é uma fortaleza construída no século XVII para proteger a ilha dos ataques dos piratas. Os canhões apontados ao mar recordam esses tempos de ataques.

O Centro de Interpretação Ambiental Dalberto Pombo é o melhor local para conhecer as origens da ilha de Santa Maria.

Ermida de Nossa Senhora de Fátima

Ermida de Nossa Senhora de Fátima localiza-se no Alto das Feteiras.

Foi a primeira ermida, após a Capelinha das Aparições na Cova de Iria a ser construída sob a invocação de Nossa Senhora de Fátima fora da Diocese de Leiria.

Biscoitos de Orelha de Santa Maria

Os Biscoitos de Orelha são um tradicional doce da Ilha de Santa Maria e a sua produção possui grande valor histórico para a região, considerada uma referência gastronómica mariense.

A prova disso é que os biscoitos sempre estiveram presentes nos lares marienses, principalmente em ocasiões festivas. Classificado como um produto de confeção artesanal, os Biscoitos de Orelha possuem origem certificada, a manter assegurada a qualidade das matérias-primas utilizadas e dos respetivos aditivos alimentares.

 

 

 Passeio de barco à volta da Ilha de Santa Maria

Realizamos um belíssimo passeio de barco à volta da Ilha de Santa Maria. A melhor forma de conhecer os segredos escondidos e a formação da ilha. Este passeio revelou as surpreendentes praias de areia quase branca únicas nos Açores e os seus recantos, grutas com piscinas naturais, a Rota dos fósseis e muito mais.

Espreitem tudo sobre a a empresa que faz esta e outras iniciativas imperdíveis aqui: Manta Maria

Os melhores espaços para comer

Ponta Negra- São Lourenço

Restaurante Bar situado na magnífica Baía de São Lourenço.

Ver mais aqui: Restaurante Ponta Negra

Central Pub – Vila do Porto

Bar / Pizaria situado na Rua Dr. Bettencourt, 20, Vila do Porto.

Ver mais aqui: Central Pub

Cantinho da Vila

O melhor local para comer o Misto Mariense. Prato típico composto por: Alheira, Morcela e Chouriço Batata Doce e Inhame Cozidos e Molho Regional.

A refeição ideal para ganhar energia para fazer uma longa caminhada à descoberta de Vila do Porto.

Rua Dr. Luís Bettencourt,25A, Vila do Porto Ver mais aqui: Cantinho da Vila

Bar do Blues

O melhor local para experimentarem o imperdível Caldo de Nabos que é, na verdade, muito semelhante ao cozido à portuguesa. No entanto, é confecionado com uma espécie de nabos totalmente diferente daquela a que estamos habituados. Usam um nabo que só é produzido na freguesia de Santa Bárbara. Quando forem à Ilha de Santa Maria não deixem de provar esta especialidade.

Espreitem aqui: Bar do Blues e história da Associação Escravos da Cadeinha

Lugar dos Anjos, Vila do Porto.