
48.ª Feira do Livro em Aveiro é também “Uma Aventura”

Integrada na programação da 48.ª Feira do Livro, a exposição “Uma aventura”, com a curadoria de Nelson Mateus, reúne as capas dos sessenta e seis livros publicados por Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada.

As escritoras Isabel Alçada e Ana Maria Magalhães juntaram-se a Ribau Esteves na inauguração da 48.ª edição da Feira do Livro de Aveiro. O evento arrancou com uma visita guiada à exposição “Uma Aventura” durante a qual as duas autoras refletiram sobre a coleção e a influência das novas tecnologias.


Com entrada livre, a exposição estará patente no Parque de Estacionamento do Rossio até ao dia 7 de julho, proporcionando uma viagem que começa em 1982, ano do primeiro livro e segue até 2023, ano do livro mais recente.

Nestes livros contam-se as aventuras vividas pelas personagens Teresa e Luísa, Chico, Pedro e João que marcaram gerações e deram a conhecer lugares, pessoas, situações, experiências, entre eles Aveiro no livro “Uma aventura na terra e no mar”.





No estímulo pela leitura, quem melhor do que as “embaixadoras” da literatura infantojuvenil portuguesa Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, autoras de 68 volumes da coleção “Uma Aventura”, (cujo último título, aliás, explora Santa Maria da Feira, um dos concelhos de Aveiro), para estrear as – muitas – sessões de conversas agendadas para esta edição da Feira do Livro de Aveiro.



Uma conversa moderada por Tito Couto, com uma plateia a viver um misto de sensações, entre a nostalgia dos que cresceram a ler “As Aventuras” e a euforia dos que agora descobrem a coleção. Unir um público, de diferentes gerações, em torno de um livro, é um feito ao alcance de poucos.


