“Retratos Contados de Ruy de Carvalho em Arouca”

“Retratos Contados de Ruy de Carvalho em Arouca”

Museu municipal de Arouca – 16 de junho a 23 de julho

A exposição no Auditório Municipal de Arouca

A exposição “Retratos Contados de Ruy de Carvalho” reúne fotos retrospetivas da vida e da obra do ator, família, casamento, colegas, trabalhos e muito mais. Fotos que vão da sua infância até às fotos mais recentes da fotógrafa Sandra Ventura.

Entre os vários elementos expostos, destaque para um conjunto de fotografias de autoria de António Homem Cardoso e o texto final da exposição de autoria da escritora Alice Vieira.

Ver vídeo da exposição:

A Inauguração da Exposição 16 de junho:

O ator Ruy de Carvalho dispensa apresentações. Com 96 anos de vida, e 81 de carreira, é o ator português mais velho no ativo. É um dos mais emblemáticos atores nacionais portugueses e dos poucos vivos da sua geração, detentor de inúmeras honrarias e comendas.

Margarida Belém – Presidente da Câmara Municipal de Arouca, recebe o homenageado.

“A vida deve ser um ato de amor e de entrega!” É um dos lemas de vida do Ruy de Carvalho. E esta exposição é um pouco do muito que Ruy de Carvalho fez ao longo da vida.

“Esta é mais uma homenagem que fazemos àquele que é um dos nomes maiores do teatro português, Ruy de Carvalho, o qual tem uma ligação afetiva de décadas com o nosso concelho, tendo sido aqui, no monte da Senhora da Mó, que se terá preparado para um dos seus papéis mais relevantes: rei Lear, de Shakespeare”, afirmou a presidente da Câmara Municipal de Arouca, Margarida Belém.

Da exposição faz parte um painel, assinado, que refere a ligação do homenageado com o município.

Ruy de Carvalho foi distinguido, em 1998, e sob proposta do então presidente da Câmara Municipal, Armando Zola, com a chave de ouro do Município. Terá sido pela mão do arouquense, Valdemar Duarte, fundador do extinto Jornal de Arouca, que conheceu Arouca, tendo-se rendido ao património local, à gastronomia e à hospitalidade dos arouquenses. Arouca passou a ser destino de férias, e o ator, sempre que podia, falava sobre o concelho. Painel assinado pela Presidente da Câmara e pelo homenageado.

Armando Zola – Presidente do Município de Arouca em 1998

Visita Guiada à Exposição:

Ruy de Carvalho marcou também presença na tertúlia “Envelhecer no ativo” que teve lugar na Loja de Turismo.

O espaço foi pequeno para acolher tantos os que quiseram ouvir o testemunho do ator, que é um exemplo para muitos.

A tertúlia acabou com uma agradável surpresa proporcionada pelos utentes da Academia Sénior de Arouca, que se juntaram para homenagear Ruy de Carvalho.

Cláudia Oliveira – Vide-Presidnete do Município de Arouca fala sobre a importância do homenageado.

Exibição do documentário “Eunice e Ruy – Viagem ao princípio”, que teve lugar, no dia 17 de junho, na Loja de Turismo e onde Ruy de Carvalho marcou presença.

A exposição estará patente até 23 de julho, no Museu Municipal. A entrada é gratuita.