A Biblioteca Municipal de Beja – José Saramago, recebeu a exposição “Retratos de Alice Vieira”
Desta forma, o Município de Beja associa-se às celebrações dos 45 anos de obra literária da escritora transversal a várias gerações.
Alice Vieira, jornalista desde 1961, publicou o seu primeiro livro – Rosa, Minha Irmã Rosa – em 1979. Com ele ganhou o Prémio de Literatura Ano Internacional da Criança, e desde então tem vindo a publicar regularmente, tendo escrito mais de oitenta livros, nos seus quarenta e cinco anos de obra literária.
Além de ser uma das mais importantes escritoras portuguesas para jovens, é também autora de livros de poesia, várias coletâneas de crónicas e livros de ficção escritos em colaboração. As suas obras foram traduzidas para várias línguas, tendo ganho grande projeção nacional e internacional. Em 2023, recebeu o Prémio Ibero-americano SM de Literatura Infantil e Juvenil.
O projeto que celebra a vida e a obra da escritora portuguesa vai estar patente na Biblioteca Municipal de Beja até 7 de setembro
A Exposição Biográfica “Retratos Contados” tem a curadoria de Nelson Mateus, responsável de um conjunto de atividades e eventos e de outras exposições em homenagem a personalidades como: Alice Vieira, Ruy de Carvalho, António Sala e Anita Guerreiro.
A Câmara Municipal de Beja, através da sua Biblioteca Municipal, organizou entre 30 de agosto e 1 de setembro de 2024, a 17ª edição das Palavras Andarilhas – festa da palavra contada, que decorreu no Jardim Público dessa cidade
No auditório do Coreto, Alice Vieira esteve à conversa com Nelson Mateus para falar dos seus “45 anos de vida literária”.