
Aveiro – Retratos Contados de Alice Vieira

Retratos contados de Alice Vieira – Aveiro
20 de julho a 15 de agosto – 2025


A Feira do Livro de Aveiro decorreu na Praça do Rossio. A programação incluiu um conjunto de eventos com dezenas de autores, editores e livreiros envolvidos.




A exposição Retratos Contados de Alice Vieira, foi uma dessas iniciativas.

Na inauguração da Feira do Livro de Aveiro, José Ribau Esteves, Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, agradeceu aos expositores a sua “presença fundamental”, destacando o papel de cada um no sucesso da Feira.
Sublinhou, ainda, a importância de “levar o livro junto das pessoas”, considerando que a feira representa “uma dimensão de cultura aberta e apelativa para pessoas de todas as idades”.
Sublinhou, também, que “a leitura tem uma enorme importância como momento de encontro tão necessário nos dias de hoje; que voltemos a reencontrar o encanto de ler.”
Os visitantes puderam testemunhar o entusiasmo com que Alice Vieira esteve na abertura da Feira do Livro de Aveiro.

Bem como o vigor com que percorreu a exposição biográfica “Retratos contados de Alice Vieira”, patente no Parque de Estacionamento do Rossio.

Até 15 de agosto, podem ficar a saber mais sobre a “jornalista que também escreve livros” (como Alice Vieira gosta de ser reconhecida).
Uma partilha de recordações e imagens da sua vida e obra. Para além da sfotos do arquivo pessoal da escritora, faz parte da exposição uma centena de capas de livros e respetivas sinopses, que levam os visitante numa retrospectiva da vida e obra da escritora transversal a várias gerações.




















Com o leitor (e escritor) Pedro Albuquerque


Mais tarde, no Mercado do Peixe, a escritora conversou com Tito Couto sobre a sia voda e obra. Partilhou episódios da sua vida com leitores de várias gerações, refletindo sobre a infância, a escrita e o papel da literatura como refúgio e descoberta.





























