O que fazemos nos Retratos Contados
Projecto que valoriza os mais velhos e que fala da importância da ligação entre avós e netos.
Grande parte do que somos hoje como pessoas, deve-se ao contacto que temos, ou tivemos, com os avós.
Através destes testemunhos, não só valorizamos os mais velhos, como falamos da importância que os avós têm na nossa sociedade e dos valores que passam de geração para geração.
Através das retrospectivas de vida dos testemunhos, contamos parte da história de Portugal. As gerações mais velhas representam as nossas origens, a nossa história. História essa que nos ajuda a crescer e que representa a nossa identidade.
É da partilha de conhecimentos, aprendizagens e descobertas feitas com os avós, que consolidamos o nosso lugar na família.
“Os avós são um tesouro da família. Por favor, cuidem dos avós, amem-nos e façam com que conversem com as crianças” foi uma frase dita pelo Papa Francisco.
A Valorização dos mais Velhos é um tema que preocupa Marcelo Rebelo de Sousa!
Como tal, fomos convocados para uma audiência com o Presidente da República, para dar a conhecer a Marcelo Rebelo de Sousa as iniciativas que estão a ser implementadas de forma a valorizar os mais velhos
“Movimento Avós e Netos”
Este Movimento pretende reforçar os laços entre avós e netos, valorizar os mais velhos, e alertar a sociedade civil para temas relacionados com o abandono e a solidão dos mais velhos.
A Ana Stilwell (filha da escritora Isabel Stilwell), escreveu uma canção e realizou um vídeo sobre esta temática que será o “ponto de partida” deste Movimento. Podem ver mais aqui: https://retratoscontados.pt/retratos-contados-da-ana-stilwell/
Estamos a realizar Pequenos vídeos com personalidades a sensibilizar a população para as temáticas acima referidas: https://retratoscontados.pt/category/bem-estar/
Vamos convidar os mais novos a enviarem-nos desenhos e textos sobre os avós e os mais velhos a enviarem-nos fotos e textos sobre os netos. Os desenhos e fotos que vamos pedir às pessoas, vão fazer parte de um segundo vídeo sobre esta temática.
Vamos realizar exposições, publicar textos sobre esta temática, escritos por vários autores de diversas áreas (escritores, músicos, apresentadores) e outras iniciativas que vão sendo anunciadas.
Pretendemos ainda dar a conhecer o trabalho feito por diversas instituições para a valorização dos mais velhos.
Embaixadores dos projetos
“Honra os teus Velhos” A velhice é um laboratório de vida presente e não só passada, uma escola onde se aprofunda o significado da esperança e do amor. Cardeal Tolentino