
Retratos Contados de Ruy de Carvalho – Entroncamento
60.º Aniversário da Biblioteca Municipal

Entroncamento – Exposição de fotografia de Ruy de Carvalho no 60.º Aniversário da Biblioteca Municipal

No âmbito das comemorações do 60.º Aniversário da Biblioteca Municipal do Entroncamento, o Centro Cultural da cidade recebeu, entre os dias 20 de maio e 7 de junho, a exposição de fotografia “Retratos Contados de Ruy de Carvalho”.





Com curadoria de Nélson Mateus, esta mostra fotográfica apresenta uma linha temporal do percurso de vida e carreira do consagrado ator, com 98 anos de vida e 83 anos de dedicação ao teatro, cinema e televisão. Ruy de Carvalho detém atualmente o título de ator mais velho do mundo em atividade.

Tertúlia – Inauguração


Uma noite no Entroncamento e uma distração quase “fatal”
Foi há 75 anos mas o ator ainda se recorda como se fosse hoje. Ruy de Carvalho estava no Entroncamento a representar no “Teatro do Povo”, ao ar livre. A cidade é atravessada pela linha férrea e a certa altura passou um comboio. O barulho desconcentrou o ator que teve uma “branca”. E ali ficou ele no palco, mudo e a repetir o mesmo gesto para ver se conseguia retomar o fio à meada. Conseguiu…mas só depois do comboio acabar de passar. Foi em 1941. O episódio da falha de memória no Entroncamento, assim como muitas outras histórias, foi partilhado na tertúlia com o ator.







No dia 29 de maio, dia do 60.º Aniversário da Biblioteca Municipal, o ator Ruy de Carvalho esteve presente para uma visita guiada. Seguiu-se uma tertúlia onde serão debatidos temas como a vida e obra do ator e o envelhecimento ativo, que teve moderação de Nélson Mateus.






































