“Veneza Pode Esperar” e “A menina é filha de quem?”
de Rita Ferro
Rita Ferro é uma escritora que dispensa apresentações.
Nos últimos 26 anos já publicou mais do que 24 livros.
A Rita Ferro, faz parte da longa lista de pessoas, das quais gostaríamos de ter o testemunho no nosso site.
A Rita Ferro vem de uma família muito rica em historias para partilhar.
Queremos muito saber a importância que os avós tiveram na sua vida.
A importância que os avós tiveram na vida dos filhos Rita.
Que criança foi a Rita?
O que mudou na vida da Rita depois de se ter tornado avó? …
Tudo isto e muito mais, é o gostaríamos de saber, para depois partilhar aqui com todos vós.
A Dom Quixote é a editora que publica os livros da Rita Ferro.
Na passada sexta-feira, falamos com a Dom Quixote, sobre a nossa vontade de ter o testemunho da Rita Ferro no site Retratos Contados.
Como é uma editora que não brinca em serviço, hoje (segunda-feira), recebemos os livros “A menina é filha de quem?” e Veneza pode Esperar” para poder-mos desta forma, preparar o nosso trabalho.
Obrigado editora Dom Quixote!
“A menina é filha de quem?”
(Os Retratos Contados da Rita Ferro na 1ª pessoa”)
Depois de ter perdido a mãe, em Agosto de 2010, Rita Ferro volta ao passado para saber de si. A viagem é penosa porque as pessoas são as mesmas, mas ela não se reconhece. Quem é aquela menina? Com que sonha? Que espera da vida? O que a defrauda? E como conseguem os seus, tão cheios de regras, ensiná-la a voar? Por ela respondem as memórias mais marcantes: o primeiro amor na Primária, os namorados de Verão, as primas direitas que se ficam num desastre brutal, as vezes que ela própria se cruzou com a morte, os avós públicos e privados, o pai e, sobretudo, a mãe, difícil de chorar pois toda a vida fez rir. Uma viagem que começa nos anos 50 e atravessa toda uma época de escuridão e mansidão, em que a obediência e o mimetismo são encorajados, por onde passam figuras conhecidas de todos nós como Fernanda de Castro, António Ferro, António Quadros, Ruben A., Almada Negreiros, Natália Correia, Ary dos Santos, David Mourão-Ferreira e até Fernando Pessoa.
“Veneza pode Esperar”
Diário 1
Neste livro, Rita Ferra abre a porta da sua intimidade aos leitores. Ao fim de duas dezenas de títulos, Rita Ferro correu esse risco oferecendo aos que leem os seus livros, a narrativa diária de alguns meses da sua vida, sem artifícios literários, num dos períodos mais sombrios e no rescaldo de perdas nucleares: o maior amigo, a casa onde investiu todas as economias, a mãe, o afastamento daquele que pode ter sido o seu grande amor.
Veneza Pode Esperar é o balanço autobiográfico de uma pós feminista pragmática, mas aberta ao mistério, às voltas com o mal estar contemporâneo, ao longo de 240 páginas tonalizadas pelo humor, a auto-ironia e a amarga lucidez de quem sabe perder, onde o presente se confunde com a memória e a escritora com uma das suas personagens.
Trata-se do primeiro volume de um diário íntimo, coleccionável como um folhetim, sem happy end nem beijos ao pôr do Sol.
Em breve contamos ter muito mais novidades sobre a escritora Rita Ferro aqui: www.retratoscontados.pt e aqui: Facebook Retratos Contados