Existem locais onde (felizmente) as tradições ainda são o que eram. O restaurante O Nobre, no Campo Pequeno, é exemplo disso!
Esta não é a primeira vez que vos falo aqui dos restaurantes da Justa Nobre, e não será certamente a última!
Existem pessoas que a vida (felizmente) se encarrega de nos colocar no caminho! Eu sou grato à vida por o meu caminho se ter cruzado com o da Justa Nobre e sua família.
O domingo é aquele dia em que acordamos mais tarde, em que nos apetece ter um almoço em família e comer comida tradicional portuguesa, de forma despreocupada.
Para quem goste de sentir as tradições gastronómicas transmontanas, O Nobre é o local ideal para isso acontecer!
No início do outono, mal o tempo volta a arrefecer, a tradição do Buffet Domingueiro de Cozido à Portuguesa volta ao restaurante O Nobre.
Cozido à Portuguesa
O cozido à portuguesa é um prato tradicional português e um dos pratos mais apreciados por todos.
Lembro-me perfeitamente dos cozidos à portuguesa feitos pelas minhas avós.
Quando ia visitar os meus avós maternos ao domingo, eramos recebidos pelo cozido à portuguesa, todo confecionado com os produtos produzidos pelos meus avós, desde os legumes aos enchidos.
O cozido à portuguesa que se comia em casa dos avós paternos também era ótimo, mas não tinha o mesmo sabor, pois os produtos não eram produzidos por eles.
As raízes transmontanas da chefe Justa Nobre, fazem com que o seu buffet de cozido à portuguesa me traga à memória os que eram feitos pelas minhas avós.
Buffet domingueiro
No buffet domingueiro d´O Nobre podemos deliciar-nos com uma grande variedade de vegetais, cozidos no ponto certo e cheios de sabor, arroz branco, diversas variedades de carne, como frango, vaca e porco, e como não podia deixar de ser, uma boa variedade de enchidos, como o chouriço de sangue, a morcela, a farinheira e o chouriço de carne, todos com os sabores característicos. A sopa do cozido também marca presença neste buffet.
Embora o assunto do dia seja o alerta da Organização Mundial de Saúde, para o perigo de consumir enchidos e carnes vermelhas…, a verdade é que tudo deverá ser consumido com moderação! Como tal, se ingerirmos enchidos e outras coisas pontualmente, certamente não será o fim do mundo!
Este é um Cozido à Portuguesa, que não tem grandes truques! Apenas é feito com muito amor, temperado com muitas tradições e servido com excelentes produtos.
Podemos servir-nos do que quisermos, as vezes quisermos.
Podemos acompanhar a comida com os vinhos da marca Justa Nobre (ou outros) que podemos encontrar em branco ou tinto.
No final, (quem conseguir) ainda pode provar as deliciosas sobremesas confecionadas pela irmã da Justa Nobre que é uma doceira de mão cheia, Arroz Doce, Farófias, Surpresa de Chocolate e muito mais ….
Depois de almoçar tão bem … já nem precisamos de jantar!
Almoçar em boa companhia
Se almoçar a comida feita pela chefe Justa Nobre já é um bom pretexto para sair de casa a um domingo, almoçar acompanhado pela Justa Nobre, pela irmã Ana (que ajuda a Justa na cozinha), pela irmã Guida (que está encarregue das sobremesas) e pelo Sr. Nobre (que se de divide entre o papeis de chefe de sala e o de relações publicas d´O Nobre) é um privilégio!
É almoçar a falar de família. A falar da importância dos nossos familiares mais antigos e a influência deles naquilo que somos hoje. É almoçar a falar da importância que os netos têm na vida do casal Nobre e nas vidas das irmãs. Recordar como eram os Natais desta família … é falar das saudades sem saudosismos, é falar de assuntos que nos deixam com lágrimas dos olhos, mas de alegria por estarmos vivos.
O Nobre by Justa Nobre
Quem quiser experimentar comida muito bem confecionada, conhecer um espaço despretensioso, com um ambiente familiar e bem frequentado, conviver com esta familia simples e tradicional, ser recebido com muita simpatia, almoçar ou jantar em familia, em casal ou com amigos … O Nobre é um local que recomendo vivamente!
O Nobre
Av. Sacadura Cabral nº 53B
100-273 Lisboa
Telefone para reservas – 217 970 760