“Retratos Contados de Maria João Lopo de Carvalho”
Estivemos à conversa com a escritora Maria João Lopo de Carvalho
Maria João Lopo de Carvalho é uma escritora de “best sellers”, bem conhecida por todos nós.
Filha do escritor neo-realista Fausto Lopo Caroça de Carvalho tem como avó paterno, nada mais nada menos, que o médico Fausto Patrício Lopo de Carvalho. Maria João é bisneta do tisiologista Lopo José de Figueiredo Carvalho.
A sua família, está ainda ligada à Quinta da Alorna.
Fomos descobrir, a importância que estes antepassados têm ainda hoje na Vida da Maria João.
A saúde dos portugueses não seria a mesma, se o avô e o bisavô da Maria João Lopo de Carvalho não tivessem existido.
Saibam mais aqui.
“Maria João fala da importância dos avós e, dá-nos um olhar sobre a importância dos mais velhos na sociedade”
“A primeira memória que guardo do meu bisavô, é a estátua dele à entrada da Guarda”
O seu avó, Fausto Patrício Lopo de Carvalho (1890 /1970), quis seguir a mesma carreira do seu bisavó, e também ele dedicou a sua vida ao combate à tuberculose.
Juntamente com os médicos consagrados Egas Moniz e Almeida Lima, o seu avô Fausto desenvolve a obtenção da visibilidade dos vasos pulmonares (angiopneumografia)
Em Portugal, existem várias cidades que deram o nome do seu avô Fausto a ruas.
O seu avô Fausto, casou com a sua avó Fernanda de Abreu Caroça (1900 /1987).
A sua avó Fernanda Caroça, foi uma das proprietárias da Quinta da Alorna que mais contribuiu para o desenvolvimento da cultura da vinha.
No princípio do século XX (1918), o seu bisavô, Manuel Caroça que era médico e empresário comprou a Quinta.
Foi graças a sua dedicação que esta voltou a entrar num período de prosperidade.
O seu pai também foi escritor.
A Maria João iniciou-se na escrita no ano 2000 (Virada do Avesso).
Em 16 anos já publicou vária dezenas de livros, grande parte destes livros têm sido “Best-Sellers”
Não deixem de conhecer a fantástica página: Família Maria João Lopo de Carvalho
Saibam mais aqui sobre os livros da Maria João Lopo de Carvalho
Agradecimentos: Oficina do Livro