República Sénior
Uma iniciativa do Centro Social Paroquial de São Jorge de Arroios
O Centro Social Paroquial de São Jorge de Arroios é uma Instituição Particular de Solidariedade Social erecta canonicamente, constituída como uma resposta social de apoio psicológico e espiritual de carácter preventivo e de reabilitação, prestada na sede ou no domicílio à população idosa, contribuindo para a sua qualidade de vida.
O Centro Social existe para prestar serviços à Pessoa Idosa com o objectivo de proporcionar qualidade de vida àqueles. Para isso, disponibiliza serviços de carácter social, psicológico espiritual quer na sede ou no próprio domicílio da Pessoa idosa.
“As “Repúblicas Seniores” são o mais recente projecto, que visa combater a solidão dos idosos. Mas há outras valências em que este centro foi pioneiro”
Chamam-lhes apartamentos assistidos ou “repúblicas seniores”. São uma solução para o realojamento de idosos que vivem em quartos, numa situação de subarrendamento, pretendendo proporcionar-lhes condições dignas de habitação.
A iniciativa é do Centro Social e Paroquial de São Jorge de Arroios, em Lisboa, uma zona envelhecida da capital, onde há muitos idosos em situação de grande fragilidade. Com reformas baixas e sem suporte familiar, não conseguem fazer face às várias despesas que implica o arrendamento de uma casa.
Não deixem de ler a reportagem completa aqui: http://rr.sapo.pt/noticia/47443/respostas_sociais_inovadoras_no_centro_socia
Pedro Cardoso – Diretor do Centro Social Paroquial de São Jorge de Arroios
Não deixem de saber mais sobre o Centro Social Paroquial de São Jorge de Arroios aqui: http://www.csp-arroios.pt/ e aqui: https://www.facebook.com/centroparoquial.arroios