Por que é que os meus joelhos “estalam”? Acontece com todos nós!

Ao levantarmo-nos depois de estarmos sentados algum tempo, os joelhos estalam.  

 

Por que é que os joelhos fazem isto? É mau?

 

Eis duas respostas curtas:

1) crepitus 

2) Pode ser grave ou não. 

 

Leiam mais para descobrir por que é que acontece, e quando vale a pena preocuparem-se. 

 

O estalar dos joelhos pode ser alarmante, mas geralmente não são um motivo de preocupação.

Quase todas as articulações no nosso corpo estalam. A articulação do joelho é coberta por uma membrana protetora contendo líquido sinovial. Este fluido lubrifica as articulações, permitindo que ela se movam suavemente e facilmente.  

 

Ocasionalmente, pequenas bolhas de gás formam-se neste fluido. Quando as articulações se movem, as bolhas são libertas, fazendo com que os ligamentos próximos emitam um estalo ou som. O termo técnico para esse fenómeno é crepitação, que também descreve todos os sons e sensações de moagem ou estalos no corpo. 

Na maioria das vezes, este estalo e ranger das articulações é inofensivo. No entanto, crepitação é também um sintoma da degeneração das articulações que leva a osteoartrite. 

 

Deve preocupar-se com os estalos das articulações se: Ocorrem com frequência e numa determinada zona. É acompanhada de dor? É acompanhada por inchaço das articulações, sensibilidade ou rigidez? Tem também  dor como resultado do movimento articular prolongado, como quando anda? 

 

Se tem sentindo dor quando estalam as articulações, ou tiver qualquer outro dos sintomas listados acima, fale com o seu osteopata e médico. Se os seus sintomas e os resultados dos testes indicam algo de errado, pode diagnosticar-se a osteoartrite e iniciar o tratamento. Os tratamentos para osteoartrite podem aliviar a dor, melhorar a mobilidade e atrasar a sua progressão, especialmente se for detectada precocemente.

 

Marque a sua consulta

Contacto: 938241802

tr.osteopatia@gmail.com

 

 

-Tiago Ramos-Osteopatia©2015

Spine-health.com©