Museu de Lisboa – Santo António
Um espaço que pretende retratar as várias formas artísticas que Santo António assumiu e a devoção dos Lisboetas a Santo António, o santo mais popular de Lisboa.
Crê-se, que Santo António, nasceu na casa onde agora se encontra o museu.
No Museu dedicado ao Santo António, estão em exposição peças religiosas, esculturas, cerâmicas, pinturas e gravuras.É possível ainda, encontrar livros, vestuário, colecções e diversos objectos relacionados com a vida de Santo António. Entre o espólio de azulejaria podemos destacar o conhecido painel de “Santo António pregando aos peixes”, de meados do século XVII, polícromo de uma das suas passagens mais conhecidas.
Localizado junto à Sé de Lisboa, reúne, para além das colecções, uma importante bibliografia, que evoca o culto de Santo António nas variadas formas, essencialmente as de carácter mais popular e urbana que o povo lhe dedica.
Sendo um dos núcleos do Museu de Lisboa, inaugurou em 2014 após obras de renovação e alargamento do espaço com a denominação de “Museu de Lisboa – Santo António”.
É actualmente constituído por 3 salas dedicadas à vida e culto de Santo António, com várias representações da figura – pintura, escultura, azulejo e objectos litúrgicos – e uma componente de multimédia que explica as tradições, festas, o culto e os milagres de um dos mais importantes santos de Portugal.
“Santo António na banda desenhada”
O Museu de Lisboa, da agora a conhecer a exposição “Santo António na banda desenhada”, tendo como base as pranchas originais da autoria de José Garcês do álbum publicado em 2016 sobre a vida do padroeiro principal da cidade.
Nesta mostra, Santo António «tanto surge num contexto histórico e biográfico, em que José Garcês é um dos expoentes máximos dentre os da sua geração, ou associado às tradicionais festas populares ou ainda em tom jocoso relacionado com a sátira e a crítica social», revela um comunicado enviado ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.
A figura do santo nascido em Lisboa atravessa «várias gerações de ilustradores portugueses», que marcam presença na exposição, como Rafael Bordalo Pinheiro, Carlos Botelho, Filipe de Abranches, João Paulo Cotrim e Pedro Burgos, Marcos Farrajota, Nuno Saraiva e Vítor Silva.
Editado pela Europress, o livro de José Garcês, considerado um dos mestres e pioneiros da banda desenhada em Portugal, recria a vida, milagres e herança de Santo António, de quem a cultura popular se apropriou.
COORDENAÇÃO
Pedro Teotónio Pereira
CONTACTOS
Largo de Santo António da Sé, 22
1100-499 Lisboa
Tel: 218 860 447
info@museudelisboa.pt