Em Belém até 31 de Maio
A experiência oficial criada pelo Museu Van Gogh pela primeira vez em Portugal
Uma sugestão Retratos Contados para toda a família!
Depois de Pequim, Barcelona e Seul, Lisboa recebe uma viagem única, imersiva e multissensorial através da história de um dos mais famosos artistas de todos os tempos.
Vincent van Gogh morreu há quase 130 anos. Porém, a sua obra perdura e a sua vida fascina milhares de pessoas, inspirando artistas contemporâneos de diferentes áreas. Mais do que quadros ou pinturas, Meet Vincent van Gogh é entendimento sobre as escolhas, dificuldades, ambições e fontes de inspiração do artista. Esta é uma experiência contemporânea, multidisciplinar, educativa, versátil, informativa, familiar, visual, premiada, e para todas as idades, com muito para ver, ouvir e sentir, que já conquistou mais de dois milhões de pessoas.
Trata-se de um conceito inovador de “edutainment”, desenvolvido com a missão de preservar e difundir a obra do pintor, levando-a além-fronteiras, a diferentes lugares e públicos, resultado de uma parceria entre o Museu Van Gogh e a UAU, e com o apoio local de diversos parceiros, como a Associação Mutualista Montepio.
Até 31 de Maio de 2020, diariamente, em Belém no Terreiro das Missas, a história do homem por trás do artista e da sua obra, está disponível aos visitantes. Mais que uma exposição premiada, é uma viagem pela vida de Van Gogh, pelos seus sentimentos, angústias, amores, pensamentos, em que interagir e tocar é uma obrigação. Please, do Touch!
EXPERIMENTAR, DESCOBRIR E FAZER!
Ao longo do percurso são recriados os principais locais da vida do pintor, como o café Le Tambourin, em Paris, o hospital de Saint-Rémy onde esteve internado, a Casa Amarela em Arles ou o seu famoso quarto, que através de diversas projeções, filmes e fotografias permitem o aprofundamento do conhecimento da vida de Van Gogh. Existem, neste sentido, diversos pontos interativos que desafiam o visitante a testar as suas capacidades artísticas aplicando as técnicas desenvolvidas pelo pintor.
Tecnologicamente inovadora, Meet Vincent van Gogh tem também diversos postos multimédia onde é possível recriar o estilo das pinceladas de Van Gogh, “restaurar” os seus quadros, estudar a ciência por trás das obras de arte, tornando-se quase um curador do museu, ou descobrir a influência que a obra deste artista tem ainda na atualidade.
Para toda a família, esta experiência disponibiliza a cada visitante áudio-guias gratuitos, em versão infantil e adulta, através dos quais o artista, seus amigos e família revelam excertos da sua vida, retirados da vasta correspondência que o pintor manteve ao longo da vida com os que lhe eram queridos. Para os mais pequenos, há ainda uma Caça ao Tesouro, um emocionante desafio à sua atenção e capacidade de apreensão de detalhes da vida e obra de Van Gogh.
POR FAVOR, TOQUE!
Em Meet Vincent van Gogh fazemos parte da vida e dos trabalhos mais famosos do pintor. Não há limites! Puxe uma cadeira e sente-se à mesa com os Comedores de Batata ou suba ao monte de feno, em Arles. Numa recriação em tamanho real, tire uma selfie no quarto de Van Gogh, ouça as histórias por trás das obras e toque na tinta da sua paleta. Ao longo do trajeto, projeções de tirar o fôlego e um áudio-guia gratuito fornecem informações detalhadas sobre Van Gogh.
SEIS GALERIAS INSPIRADAS NA VIDA DE
VINCENT VAN GOGH
Através de vídeo e materiais visuais, os visitantes são apresentados à família de Vincent e ao Museu Van Gogh.
CAMPO DE TRIGO
O barulho de um tiro ecoa sobre o campo de trigo do Norte de França onde Vincent disparou sobre si próprio. Uma projeção imersiva transporta os visitantes através de flashbacks dos seus primeiros anos de vida.
ARTISTAS EMERGENTES
Desde a Holanda rural às ruas de Paris, os visitantes poderão sentar-se à mesa do “The Potato Eaters”, ou do Café Tambourin, em Montmartre, vivenciando o início da sua vida artística e as suas lutas na época.
ARLES
Cores, sons e cheiros da paisagem de Provence rodeiam os visitantes para uma experiência interativa e multissensorial, como se estivessem com Vincent em Arles.
O QUARTO
Os visitantes entram numa recriação em tamanho real do famoso quarto de Van Gogh e podem tirar fotografias sentados, por exemplo, na sua cama.
A CASA AMARELA
A fachada da Casa Amarela, o estúdio de Vincent na Place Lamartine, em Arles, surge, imponente, aos visitantes. No interior, ocorre uma cena dramática com um jogo de sombras e uma instalação artística.
JOGO DE SOMBRAS
Em jogo de sombras, Van Gogh dialoga com Gaugin. Na Casa Amarela, a acesa discussão decorre perante os visitantes, viajando por sentimentos como a esperança e a deceção. Esta é a discussão que marca a separação dos dois amigos.
DOENÇA E CRIATIVIDADE
Os visitantes percorrem os corredores do asilo, explorando a luta de Vincent pela sua recuperação. Através da projeção e do som são conduzidos para St. Remy e, depois, de volta aos campos de trigo, como se a história de Vincent completasse um ciclo.
SUCESSO
Meet Vincent van Gogh termina na “vida” do artista após a morte, demonstrando a enorme fonte de inspiração que ainda é e que se verifica em diferentes vertentes culturais um pouco por todo o mundo. Da moda à arte pop, pelo cinema e pelo teatro, Van Gogh é hoje um dos mais proeminentes artistas de sempre.