Jantar e ouvir fados no Faia

Os Retratos Contados foram ao Restaurante O Faia

 

O ano passado entrevistamos a Anita Guerreiro e a Lenita Gentil para os Retratos Contados.

Nesse dia, não tivemos oportunidade de jantar no restaurante O Faia, nem tivemos a oportunidade de ouvir o Fado ao vivo.

Finalmente essa oportunidade surgiu.

 

20160208_225350

Anita Guerreiro, Nélson Mateus e Lenita Gentil

 

Restaurante O Faia uma casa fundada em 1947

 

ERA UMA VEZ UM RESTAURANTE NO BAIRRO ALTO – No Coração de Lisboa

 

Fundado em 1947, O Faia mantém-se até aos dias de hoje como uma referência na noite lisboeta. Em mais de meio século de existência, com noites de Fado diárias, grandes nomes foram presença habitual nesta casa, a começar pela fundadora, Lucília do Carmo, ela própria uma figura importante na História do Fado, e continuando com o seu filho,Carlos do Carmo, que dirigiu os destinos d’O Faia até 1980. Aqui cantaram nomes como Alfredo Marceneiro, Tristão da Silva, Fernando Maurício, Ada de Castro, Beatriz da Conceição, Vasco Rafael, Camané, entre outros.

Quando em 1947 Lucília do Carmo abriu a sua Casa de Fados, era um espaço pequeno na Rua da Barroca, que se foi dimensionando na medida da fama e reconhecimento da sua proprietária e mais tarde da do seu filho, Carlos do Carmo.
Na década de 60, fizeram-se as primeiras grandes alterações n’ O Faia: a casa cresceu e ganhou novas condições de trabalho.

[dt_small_photos height=”210″ padding=”20″ arrows=”light” show_title=”” show_excerpt=”” number=”12″ loop=”” orderby=”recent” category=”faia_antigo”]

Os proprietários do Faia desde 1996

20160209_005412

O pai António Ramos com os filhos Paulo e Pedro Ramos

 

Em 1980, ganhou um Bar, atualizou as instalações com novos materiais e equipamentos e foi completamente redecorado. Esta foi, aliás a última grande intervenção que sofreu.

Diariamente O Faia renova-se para mais umas décadas de porta aberta, noites de fado, boa comida e tertúlias de amigos.

 

IMG_7856
Este é o Faia, jovem de 69 anos, preparado para muitas mais décadas de Fados, de homenagem à língua portuguesa, à comida portuguesa, às tradições, à amizade e muito mais.

 

 

Atualmente, as presenças de Lenita Gentil, Anita Guerreiro, Ricardo Ribeiro e António Rocha, acompanhados por Fernando Silva na guitarra portuguesa e Paulo Ramos na viola, dão continuidade a essa tradição.

 

O elenco fixo do Faia

20160209_005746

 

O Faia

[dt_small_photos height=”210″ padding=”20″ arrows=”light” show_title=”” show_excerpt=”” number=”12″ loop=”” orderby=”recent” category=”faia_atual”]

O Faia para além de fazer uma homenagem à língua Portuguesa através do Fado, faz também uma homenagem à gastronomia portuguesa.

O equilíbrio entre uma experiência cultural de uma noite de Fados e a cultura gastronómica que com ela melhor se harmoniza é uma tarefa quotidiana n´O Faia São aroma e sabores que se descobrem numa cozinha criativa e contemporânea sem esquecer a tradição e o respeito pela cozinha portuguesa.

O Talento e a dedicação da equipa de cozinha, criam pratos a partir de bases, marinadas, caldos e temperos de sempre, que se conjugam com a excelência e a frescura dos produtos da estação.

 

faia

 

O nosso jantar começou com duas entradas fabulosas, que deixavam adivinhar que que estaria para vir iria sempre superar as expectativas.

Entradas:

Começamos com Polvo na chapa com pimenta da terra dos Açores, manteiga, alho e limão e com meia desfeita de bacalhau

Pratos Principais:

Lobo de Bacalhau à Faia (bacalhau assado no forno e gratinado com maionese, camarão, puré de batata e cebolada)

Bife do Lombo à Marrare com molho de natas e batatas fritas (Clássico bife dos cafés de Lisboa inventado por António Marrare, Napolitano que se fixou na cidade de Lisboa no séc. XVIII)

Sobremesa:

Farófias e Bolo quente de chocolate com gelado de baunilha.

Bebidas:

Na Carta de Vinhos, estão representadas todas as regiões produtoras do país, e que abarca os melhores produtoras nacionais e as castas mais representativas de cada região.

Sem dúvida, complemento perfeito para acompanhar a refeição.

 

Recordem as entrevistas aqui:

Anita Guerreiro: http://retratoscontados.pt/de-bebiana-a-anita-que-passos-deu-a-grande-fadista-anita-guerreiro/

Lenita Gentil e Ricardo Ribeiro: http://retratoscontados.pt/o-fado-volta-aos-retratos-contados/

 

O Faia: Rua da Barroca, Bairro Alto 54-56 1200-050, Lisboa .

Reservas t. 21 342 67 42 .

 

O Elenco Fixo d´O Faia

[dt_small_photos height=”210″ padding=”20″ arrows=”light” show_title=”” show_excerpt=”” number=”12″ loop=”” orderby=”recent” category=”faia_elenco”]