“Filho da Treta”
É do conhecimento de todos, que o José Pedro Gomes só deveria voltar ao trabalho lá mais para o final do ano.
Para felicidade do público em geral, dos colegas de palco e de trabalho, e da Força de Produção que ama os atores que trabalham com esta produtora, esse regresso foi antecipado.
Na peça Filho da Treta, José Pedro Gomes aparece ao lado do não menos divertido António Machado.
Esta é uma comédia que vive muito da simplicidade, da cumplicidade dos atores, e improviso. Tudo pode ser confirmado no vídeo mais abaixo).
Na peça Filho da Treta dá-se a continuação das conversas de sucesso que eram feitas entre Zezé e Toni ao longo de cada sessão.
Resumo da peça Filho da Treta
Antigamente, a vida era uma selva. Agora, a vida é uma selfie. Toda a treta se dispersou e cresceu nas redes sociais, e os especialistas têm tido alguma dificuldade em encontrar a genuína conversa da treta. Mas quem é vivo sempre falece, e também sempre aparece. Nada se perde, tudo se transforma – o código genético da Treta renasce em 2016 com a assustadora e nada aguardada peça de teatro FILHO DA TRETA.
Zezé (José Pedro Gomes) prossegue a sua luta contra o bom-senso, a solidariedade, o trabalho e outros conceitos primeiro-mundistas, desta vez na companhia de Júnior (António Machado), o filho de Toni que Zezé nunca quis ter. Em pequeno, o brinquedo favorito de Toni era correr. Em adulto, era o seu Tonimobile. Hoje, o seu herdeiro hipster anda de bicicleta desmontável. Zezé, ao nível da deslocação, continua a polir a ponta do sapatinho de verniz com cuspe. Mas é um cuspe mais sábio, próprio de quem esteve um mês e meio a dormir e foi dado como morto, com muito orgulho.
Numa comovente irritação entre duas gerações perdidas, discutem-se as tascas gourmet, os refugiados, os paus de selfie, o número de horas que o presidente Marcelo consegue ler debaixo de água sem respirar; e outras pragas que assolam o mundo moderno deste saudoso bairro em vias de extinção.
Texto Filipe Homem Fonseca e Rui Cardoso Martins
Encenação Sónia Aragão
Música Nuno Rafael
Desenho de Luz Luís Duarte
Figurinos Fernanda Ramos
Produção Força de Produção
Com José Pedro Gomes e António Machado
Agradecimentos e fotos: Força de Produção