“Farão sempre parte de mim”.

Retratos Contados de Vasco Ribeiro

Quantas e tantas vezes me recordo do meu saudoso avô Diamantino. Era o meu avô paterno. Não há vez que coma salada que não me lembre da que ele fazia, com aquele vinagrete caseiro. Era com ele e com a minha avó (também paterna e com quem sempre tive muita afinidade), que ficava nas tardes livres da escola primária. 

Desde que me conheço a conhecê-lo que sempre o considerei um homem bastante “à frente” para a sua época. Era uma pessoa moderna, sobretudo na forma de pensar. A sua postura e atitude provavam-no. Tinha visão e não me lembro que lhe faltasse uma palavra de coragem e elogio para mim. Era um homem de bem com a vida. 

Mas recordo também muitas vezes a minha querida avó Angélica, da parte materna. Com ela aprendi a ter fé e a acreditar numa força superior. Percebi que na vida nada se consegue sem trabalho. Se havia pessoa que respeitava o outro, ela era um desses melhores exemplos. Sempre assim foi, com todos os que lidavam com ela. 

Trago comigo o que de melhor com eles vivi, aprendi e partilhei. Farão sempre parte de mim. 

Vasco Ribeiro é Coordenador na empresa Universidade Europeia e Professor Coordenador na empresa ISLA Santarém. Autor do site: A hora da etiqueta Tem dois livros publicados.

Muitas dicas de etiqueta aqui: Vasco Ribeiro – Autor & Especialista em Etiqueta