“Casa da Urra”
Uma propriedade alentejana de agroturismo e enoturismo com uma forte componente museológica.
Situada numa vila típica, a Casa da Urra é uma propriedade alentejana de agroturismo e enoturismo. A propriedade de gerência familiar disponibiliza equitação, um jardim e uma piscina exterior.
Todas as acomodações climatizadas possuem uma casa de banho privativa com produtos de higiene pessoal gratuitos, mini-bar, acesso Wi-Fi gratuito e televisão por cabo ou por satélite. Os apartamentos também dispõem de cozinhas ou kitchenettes equipadas e de uma área de entrada privada.
Os apartamentos auto-suficientes incluem cozinhas ou kitchenettes totalmente equipadas, com todos os utensílios necessários para que os hóspedes possam preparar as suas próprias refeições com privacidade. Para mais opções, existem restaurantes locais a cerca de 600 metros. No centro de Portalegre, a 18 minutos de carro, também há uma grande variedade de restaurantes.
Depois de um mergulho refrescante na piscina, os hóspedes poderão desfrutar da área de jardim ou ler um livro enquanto admiram as vistas para a paisagem verdejante. Um parque infantil está à disposição dos hóspedes mais jovens da Casa da Urra. É possível praticar equitação no local, mediante um custo adicional. Os hóspedes também podem alugar bicicletas para desfrutar das várias trilhas de ciclismo. A Casa da Urra apresenta uma ampla sala de reuniões, onde se podem realizar provas de vinho ou organizar grandes banquetes para até 200 pessoas.
O alojamento encontra-se a 18 minutos de carro do Castelo de Portalegre, no centro histórico da cidade. A Casa da Urra fica a 51 minutos de carro da histórica cidade de Elvas e a 35 minutos de carro da fronteira com a vizinha Espanha.
O Aeroporto de Badajoz encontra-se a 70 minutos de carro. A Estação Ferroviária de Portalegre fica a 6 km da Casa da Urra.
Casa da Urra
Um recanto cheio de encantos
Recuperada das ruínas em 2013, por iniciativa de um casal de médicos desde sempre ligados à arte e à cultura, a Casa da Urra situa-se bem no coração de uma herdade com 180 hectares, junto à pitoresca aldeia da Urra e com vista sobre a encantadora cidade de Portalegre. Implantada em sítio aprazível, entre vinhedos, pastagens para ovelhas e montado, ergue-se pois em pleno Alto Alentejo, a dois passos de Espanha, num local onde a planície se enruga para ceder lugar à deslumbrante Serra de São Mamede
O projecto Casa da Urra, nascido em torno da viticultura, em 2007, foi posteriormente estendido ao agroturismo e ao enoturismo, áreas em que depressa ganhou óptimas pontuações, até porque oferece uma apreciável gama de actividades aos seus visitantes, destinadas a uma ocupação relaxante dos seus tempos livres: piscina, ginásio, campo de ténis, parque infantil, biblioteca, sala de reuniões, sala de eventos, visita a uma moderna e bem equipada adega, provas de vinhos, parque de merendas, visitas à vinha, à capoeira e à horta, bem como a prática da caça e a possibilidade de praticar hipismo e realizar circuitos pedestres e de ciclismo, são apenas algumas das opções lúdicas disponíveis, numa região de excelência turística mas que também se destaca pela sua esmerada oferta gastronómica.
Casa da Urra
2 museus e uma grande herdade para visitarem
A Casa da Urra, onde a tradição e a modernidade se fundem em suave harmonia, deslumbra também como mostra museológica, capaz de proporcionar um encontro inesquecível com a arte e com a natureza. Entre as várias atracções que expõe, na sua sala de eventos, que pode albergar 180 pessoas, o conhecedor mais exigente é surpreendido por uma copiosa colecção de 800 peças de artesanato de múltiplos materiais, de todas as épocas e civilizações, desde a Idade da Pedra até aos nossos dias, oriundas das mais representativas fábricas, e dos principais artesãos, espalhados por todas as regiões que hoje constituem Portugal e suas Ilhas Adjacentes.
Trata-se de um espaço único no nosso país, que fazendo jus à eleição do Alentejo como a região vitivinícola mais atractiva do mundo, destaca bem, pela sua variedade e distinção, o génio e a criatividade dos homens e mulheres que neste território deixaram marcas sem paralelo, mesmo à escala planetária. Expressões impressionantes do engenho e da arte das nossas gentes, representando milénios de experiência e de saberes acumulados, estas peças traduzem uma herança que devemos perpetuar, e que a Casa da Urra se orgulha de ter estendido aos “vinhos de boutique” com assinatura familiar, que meticulosamente elabora sob a alçada de profissionais exigentes e de reconhecida competência técnica
A Casa da Urra, onde o passado e o futuro se fundem em suave harmonia, surpreende também pelo requinte da decoração e marca o visitante mais exigente pela sua mostra museológica. Entre várias atrações, nela se pode admirar uma vasta coleção de 800 peças de artesanato de todas as épocas e civilizações, desde a Idade da Pedra até aos nossos dias, todas oriundas do território que hoje é Portugal.
Revelando milénios de experiência e de saber, este Museu simboliza uma herança de que nos devemos orgulhar e que a Casa da Urra estendeu agora aos seus vinhos, autênticas preciosidades que espelham bem o engenho e a arte dos portugueses.
Instalada numa propriedade com cerca de 180 hectares, dos quais 30 são vinhas, a Casa da Urra oferece uma vasta ocupação aos seus visitantes: piscina, ginásio, campo de ténis, parque infantil, biblioteca, parques de merendas, visitas à adega, à vinha, à capoeira e à horta e a prática de diversos circuitos pedestres e de ciclismo.
Dotada de magnícas condições, cedo este relaxante este espaço ganhou o galardão “Green Key” e pontuações excepcionais entre os clientes da Booking, a mais cotada empresa neste sector.
Um espaço único no nosso país, que fazendo jus à eleição do Alentejo como a região vitivinícola mais atractiva do mundo, destaca bem, pela sua variedade e distinção, o génio e a criatividade dos homens e mulheres que neste território deixaram marcas sem paralelo, mesmo à escala planetária. Expressões impressionantes do engenho e da arte das nossas gentes, representando milénios de experiência e de saberes acumulados, estas peças traduzem uma herança que devemos perpetuar, e que a Casa da Urra se orgulha de ter estendido aos “vinhos de boutique” com assinatura familiar, que meticulosamente elabora sob a alçada de profissionais exigentes e de reconhecida competência técnica.
Espalhados por cerca de 30 hectares de terrenos xistosos, os vinhedos da Casa da Urra integram castas brancas – Arinto, Antão Vaz, Verdelho e Alvarinho, a que se junta um toque de Moscatel – e sobretudo castas tintas – Aragonez, Alicante Bouchet, Sirah, Trincadeira, Touriga Nacional e Alfrocheiro – variedades muito queridas dos portugueses e que permitem uma grande margem de progressão, agora e no futuro. Expectativa tanto mais justificável quanto sabemos que, bem temperada pelas brisas frescas que sopram das montanhas vizinhas, toda a vinha beneficia de um microclima muito particular, que permite produzir algumas das melhores uvas do Alentejo. Como a designação “casa” legalmente obriga, e ao contrário de muitas outras produções, a Casa da Urra só pode usar uvas próprias na confecção dos seus vinhos.
Recorrendo também à mais avançada especialização e tecnologia, pode assim garantir a continuação da oferta de vinhos com personalidade, e sempre com as mesmas características, indo ao encontro dos gostos e da preferência de milhares de bons apreciadores dos néctares alentejanos, que todos os anos aguardam com expectativa pelo lançamento das novas colheitas, sempre com a chancela de Rui Reguinga, um dos mais conceituados enólogos portugueses.
Colocado o “paraíso” como limite, desde o início do seu projecto, a grande ambição da Casa da Urra é facultar saborosas recordações a quem a percorre, ao mesmo tempo que procura subir todos os patamares, entre os melhores vinhos do mundo.
Dr. Cândido Ferreira, o mentor do magnifico projeto Casa da Urra,e o grande coleccionador .
Casa da Urra
Rua do Bairro 1º de Maio
Herdade do Carvalhal
7300-578 Urra, Portalegre
PORTUGAL
Espreitem aqui muito mais: Casa da Urra
Aqui: Facebook Casa da Urra
Consultem aqui mais conteúdos: Academia do Bem-Estar
Vejam aqui os testemunhos: Retratos Contados
Espreitem aqui as Sugestões Retratos Contados
Sigam-nos no Facebook : Retratos Contados