Bolosofia – Os bolos e a filosofia da Sofia.

O amor aos bolos é uma filosofia de vida

A Bolosofia – vegan cake craft é uma marca 100% portuguesa que consiste na otimização da pastelaria artesanal através da utilização de ingredientes exclusivamente de origem vegetal, e da inspiração na sazonalidade e autenticidade da matéria-prima. 

Os produtos têm tudo, exceto laticínios, ovos e açúcares refinados, e privilegiam o uso de ingredientes nacionais e locais, provenientes de fontes sustentáveis.

A Sofia faz tudo com muito amor e tem uma visão: contribuir para um mundo mais consciente, saudável e sustentável através da alimentação.

Para este Dia de Namorados tão atípico a Sofia sugere uma caixa doce e saudável para ser partilhada entre pessoas que se amam: 1 peça de Bolo de limão de Sintra, pistachio e rosas e 4 peças de brownie de chocolate negro e nozes. Estes doces contrastam na sua essência – o ácido e o doce – mas revelam-se perfeitos na sua conjugação.

Nós quisemos experimentar várias coisas. Pedimos à Sofia para nos trazer algumas amostras dos seus deliciosos bolos. Nestes dias de inverno, frios, chuvosos e … confinados, os miminhos da Sofia são o nosso Sol de Inverno. Ficamos de alma e coração cheios. Retângulos de cenoura tropical, Muffins de cacau puro, Mini bolo de limão, pistáchio e rosas e Brownies de chocolate negro e nozes, foram as nossas escolhas para a degustação dos Bolosofia.

A história da Sofia e das avós


Cresci pertinho dos meus avós, embalada pelas suas regras e as suas histórias. A avó Elisa fazia papas de milho e filhós como ninguém. Era a grande matriarca e com muito pouco montava mesa farta, gulosa e bonita. No tempo dos 17 anos, quando as horas pareciam eternas para lá dos estudos, da dança e dos amigos, a coleção de revistas “Teleculinária” da avó Lurdes começou a criar em mim enorme fascínio. Eu folheava divertida aquele conjunto de cadernos de cozinha e ela permitia que eu, a neta menina e mimada, sonhasse sobre aquelas páginas já anotadas e gastas.
Nesta dança de palavras e bolos e doces, eu era feliz e avançava apaixonada nas primeiras tentativas de pastelaria caseira.

A rapariga dos bolos começou a tomar forma na cozinha da mãe Alice, cujo forno, transtornado, passava o dia exausto de tanta fúria na experimentação. E a semanada que o pai Frederico tão generosa e religiosamente entregava perdia-se para sempre na gula de novas revistas e livros. O equivalente ao prazer solitário de saborear gomos finos de laranja cristalizada mergulhados em chocolate negro num dia frio dia de Inverno. 
Bolosofia é um projeto nascido em 2008 e que me levou a dedicar, de forma séria e continuada, à pastelaria artesanal, aquela que, com muito amor e paciência, vemos nascer nas nossas cozinhas. A este espaço de comunicação trago a palavra escrita em simbiose com os sabores, texturas, cheiros e aparências na experiência da pastelaria. Sinto que é algo que temos em comum, universal e unificador.

Acredito que o conforto que vem das maçãs fatiadas, do caramelo acabado de fazer, da massa areada estendida, do açúcar quebradiço num bolo de arroz, envolve até os mais céticos. Estou certa de que o carinho e atenção colocados nos pratos e talheres e flores distribuídos numa mesa de refeição, acolhe os humanos num ponto de encontro de amor e diálogo. A paz no mundo também se cozinha à mesa.
Neste espírito de experiências sensoriais, doces e amargas, ácidas e pungentes, procuro o bolo perfeito. Aquele que nos traz à presença de memórias, na degustação, e que simboliza a arte que coopera com a alma produtiva do pasteleiro. 
Ou melhor, da rapariga dos bolos, como alguém me batizou em tempos.

P.S. Trabalhar com as mãos na massa é uma terapia praticada pela rapariga dos bolos. 

“O ritual de escolha dos melhores ingredientes, a inclusão de todos à mesa, a magia que nos inspira cada celebração… tudo isto é Bolosofia“.

Saibam tudo sobre a Sofia e os seus bolos aqui: Bolosofia e aqui: Bolosofia