“Alice Vieira Condecoração”

Foto Rui Ochôa – Presidência da República

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou esta terça-feira a escritora Alice Vieira e os músicos Jorge Palma e António Variações, este a título póstumo, anunciou a Presidência da República.

Foto Rui Ochôa – Presidência da República
Foto Rui Ochôa – Presidência da República

Alice Vieira, 77 anos, jornalista e escritora, foi distinguida como Grande-Oficial da Ordem da Instrução Pública, condecoração que reconhece “altos serviços prestados à causa da educação e do ensino”.

Na cerimónia de condecoração, realizada hoje à tarde no Palácio de Belém, em Lisboa, Marcelo Rebelo de Sousa considerou Alice Vieira “uma figura constante e decisiva da cultura portuguesa”, cuja obra, “com uma clareza e pertinência jornalística”, chegou a “inúmeras gerações de leitores”.

“Foi uma cerimónia muito rápida, por causa dos tempos que atravessamos”

“As minhas condecorações foram-me sempre dadas por Presidentes de quem eu gosto muito. Primeiro, foi por Jorge Sampaio, a Ordem do Mérito, e agora, com o Marcelo, que é meu amigo quase desde criança.”

“Estou contente, porque isto me é dado porque eu trabalho muito”

Em 1997, Alice Vieira foi condecorada com a Ordem do Mérito, no grau de comendadora, pelo então Presidente da República, Jorge Sampaio, juntamente com outras 31 personalidades femininas, no âmbito do Dia Internacional da Mulher.