“A importância do avô Zé na vida do Pedro Jorge”
Pedro Jorge é natural do Biscainho, uma freguesia no concelho de Coruche.
Tem apenas 9, anos mas muita sabedoria na área da culinária.
Quis participar no MasterChef Júnior porque, cozinhar é uma das suas grandes paixões e, adora comer!
Com cerca de 5 anos, começou a cozinhar com a ajuda do pai, da mãe e do avô Zé.
Hoje, já é especialista em pratos tradicionais portugueses, principalmente os pratos onde a carne é o ingrediente rei.
O seu maior sonho, era ganhar o MasterChef Júnior.
Embora isso não tenha acontecido, Pedro Jorge Jorge foi desde o inicio do programa, um dos concorrentes mais querido pelos portugueses.
O avó Zé morreu no inicio de Agosto (pouco tempo depois da transmissão do MasterChef Júnior na TVI).
O pequeno Pedro Jorge ficou bastante triste com a partida do avô.
Na sua página oficial no Facebook Pedro Jorge escreveu:
“Como já todos sabem, comecei a cozinhar ainda não tinha 6 anos, com a ajuda do meu avô, o avô Zé. Entrei no Masterchef Júnior por várias razões, mas sobretudo para lhe provar que tudo o que me ensinou valeu a pena. O meu maior sonho era ganhar o programa, surpreendê-lo, fazer com que sentisse orgulho em mim. Mas não consegui.
Prometi-lhe então que ia continuar a dar o meu melhor, a empenhar-me para que o que aí vem o orgulhasse. Mas também não consegui. Já não vou a tempo.
Avô, não era o momento. Ainda preciso tanto de ti, ainda tenho tanto para aprender. Ainda tinhas tanto para me ensinar avô.
Mas não vou desistir. Vou continuar por aqui, a pôr em prática tudo o que me passaste sobre a vida e ensinaste sobre a cozinha. E tenho a certeza avô Zé, onde quer que estejas, ainda te vais orgulhar muito de mim, tanto quanto me orgulho de ti.
Até logo avô Zé…”
“Pedro Jorge e a melhor herança que o avô lhe deixou”
O Pedro Jorge viveu momentos de grande cumplicidade com o avô Zé na horta.
Esses momentos vividos entre avô e neto jamais serão esquecido pelo Pedro Jorge. Bem como, tudo o que aprendeu com o avô Zé na horta.
” A primeira vez que o Pedro Jorge volta à horta sem o avô Zé”
Ontem foi dia do Pedro Jorge voltar à horta.
A primeira vez sem a presença (física) do avô Zé.
Na sua página oficial no Facebook, Pedro Jorge escreveu:
“Olá meus amigos. Está tudo bem? Tenho uma coisa para partilhar convosco. Como sabem o meu avô Zé partiu, deixou algumas heranças, mas a melhor de todas foi a sua horta! Ontem foi dia de lá ir. Não foi fácil. Não é a mesma coisa sem o avô Zê, mas enquanto conseguir manter viçoso tudo o que ele plantou, sentirei a sua presença. Foi ele quem montou tudo, a terra ainda está lavrada por ele. Os legumes que agora colho são fruto do seu trabalho. Mesmo doente, nos últimos dias, nunca deixou de cuidar da horta. E agora tudo faz sentido. Coisas que ele fazia questão que eu aprendesse hoje dão-me um jeito enorme. Pois quem cuida da horta agora sou eu. Tenho lá ido, ver se está tudo bem com a rega, apanhar as ervas daninhas, colher o que está maduro, como os tomates que abundam nas estacas que ele montou, na altura também com a minha ajuda. Avô, não te preocupes. E podes sentir-te orgulhoso pois a nossa horta nunca há-de morrer.”
Pedro Jorge continua como és!
O avô Zé irá viver para sempre no teu coração!