OSTEOPATIA NA IDADE MAIOR

DE QUE FORMA AS LESÕES DOS TECIDOS MOLES PODEM PROVOCAR DORES DE PESCOÇO?

Enquanto que a tensão no pescoço não é considerada uma lesão grave, a dor resultante desta pode fazer com que sinta vontade de ficar na cama. O primeiro passo para se sentir melhor é entender por que é que dói.

 

O torcicolo ou tensão no pescoço envolvem os tecidos moles que suportam a coluna cervical (pescoço).

 

Estes tecidos são constituídos de músculos, tendões e ligamentos, trabalhando em conjunto para fornecer apoio e movimento ao pescoço. O torcicolo ocorre quando uma dessas estruturas é afectada/lesionada.

 

Os tendões são faixas de tecido fibroso que ligam os músculos aos ossos. A tensão no pescoço ocorre quando estes tecidos são afectados ou lesionados. Quando qualquer um desses tecidos moles são esticados além dos seus limites normais ou rasgado, uma tensão ou um torcicolo ocorre. Estas lesões podem causar dor, sensibilidade e / ou dificuldade de movimentação do pescoço. Pode sentir dor que irradia até ao ombro e parte superior das costas quando o músculo trapézio fica tenso.

Estes tipos de lesões podem ocorrer devido a uma lesão súbita, tal como chicotada ( resultado de uma acidente de automóvel com embate traseiro ), ou ao longo do tempo, como resultado de má postura.

A inflamação ao redor do tecido lesado pode ser acompanhada de tensão muscular. Espasmos musculares dolorosos também podem ocorrer em torno da lesão, como os músculos que trabalham para estabilizar os tecidos. A boa notícia é que muitas destas lesões passam depois de alguns dias, as mais leves. Na idade maior, tende a perder-se  parte significativa da mobilidade de todo o grupo muscular que constitui o nosso pescoço e ombros, sendo necessário exercícios específicos de alongamentos assim como determinados cuidados mais rigorosos.

No entanto, uma avaliação cuidada, reeducação postural e tratamento adequado no seu osteopata previnem lesões permanentes incapacitastes, como hérnia discal, ou mesmo dor e torcicolos constantes.

 

Marque já a sua consulta

938 241 802

 

Boa semana!

Tiago Ramos-Osteopata

 

 

Tiago Ramos-osteopata 2015©